Neste espaço poderemos aprender e desenvolver conhecimentos no campo da disciplina de Educação Visual...
Começo por vos dizer que devemos estar sempre abertos a todos os processos que permitam melhorar as nossas capacidades de aprender, apreender, observar, percepcionar, compreender, criar e expressar melhor as nossas ideias através de mensagens visuais.
O DIÁRIO GRÁFICO
O que é um Diário Gráfico?
Esta é com certeza a pergunta que todos farão ao lhes ser proposto tal instrumento de trabalho...
Ele pode ser visto como um instrumento complementar do trabalho levado a cabo na sala de aula ou "O INSTRUMENTO" em si mesmo do trabalho levado a cabo na sala de aula. É este instrumento que todos irão construir e aprender a tirar o maior partido ... espero que todos fiquem a "GOSTAR VERDADEIRAMENTE" de construir ... e assim... aprender como é possível ser "UM EXCELENTE COMUNICADOR VISUAL" utilizando todos os meios disponíveis... tanto materiais quanto sensoriais, expressivos e tecnológicos.
Vamos trabalhar inúmeros temas que passo a referir:
• Fazer o próprio
Diário Gráfico
• Personalizar o
Diário Gráfico
• A História da minha vida a partir de retratos a preto e branco organizados cronologicamente e a criação
de um cenário imaginário
• A História da minha vida a partir de retratos a preto e branco organizados cronologicamente e a criação
de um cenário imaginário
• Pormenores do
próprio corpo, mãos, pés, rosto – observação direta ou através do espelho ou
fotos
• Portefólio
(história da vida desde que nasceu até hoje…momentos ou lembranças marcantes
na
infância…festas, passeios, férias, brinquedos, lembranças…)
• Percurso da escola
- casa ou casa – escola
• Objetos importantes
• Memórias
importantes
• Passeios ou visitas
• Viagens de
autocarro
• Percursos pela Vila
de Redondo
• Formas encontradas
nas nuvens
• Receitas
• Frases ou Poemas
acompanhados de ilustrações ou imagens escolhidas e montadas de modo
artísticos com
os poemas
• Colagens diversas
• Espaços exteriores diversos ou pormenores
existentes nesses espaços
• Espaços interiores da casa ou de outros
edifícios ou pormenores existentes nesses espaços
• Paisagens
• Movimentos
• Materiais / Técnicas e Experiências
• Espaços na escola ou pormenores existentes
nesses espaços
• Animais de que gostas ou com os quais te
preocupas
• Animais de estimação
• Animais em extinção
• Insetos que queiras estudar e conhecer melhor
desenhando-os
• Aves diversas
• Portas e janelas diferentes e ou pormenores
delas
• Moda – adereços, roupa, sapatos, chapéus etc…
• O teu quarto
• Instrumentos musicais
• Pinturas, desenhos livres utilizando
materiais diversos e os elementos expressivos da linguagem
plástica – ponto, linha, textura,
Cor, planos, estruturas, volumes
• Uso de imagens pré-existentes das quais se
retiram uma parte e depois se faz a recriação a partir
da que é usada como ponto de
partida…colando-a e completando-a criativamente
• Visitas de estudo
• Desenhos e Pinturas feitos de memórias
• Ilustrações a partir de pequenas histórias
pré-existente ou inventadas por ti
• Composições com formas geométricas…..
• Desportos diversos
• Carros ou Motos …tuning
• Barcos e ou Aviões … diversos
• Flores ,folhas…
• Banda Desenhada
• Personagens de cinema animado
• Ilustrações a partir da audição de músicas
• Nascer do sol e pôr do sol
• Esculturas, ou pormenores de monumentos
EXERCÍCIO 0
• Fazer o próprio
Diário Gráfico
EXERCÍCIO1
• Personalizar o
Diário Gráfico... que é a DECORAÇÃO do DIÁRIO GRÁFICO....CAPA
e a PARTE DE TRÁS DA CAPA.
Para ajuda e compreensão da proposta podemos ver os exemplos...
EXERCÍCIO2
• A História da minha vida a partir de retratos a preto e branco organizados cronologicamente e a
criação de um cenário imaginário...
Para ajuda e compreensão da proposta podemos ver os exemplos...
EXERCÍCIO3
- Pormenores do próprio corpo, mãos, pés, rosto – observação direta ou através do espelho ou fotos
O Exercício 3 é desenhar a mão direita ou esquerda dependendo do aluno ou aluna ser destro(a) ou esquerdino(a).
a) Tem que observar atentamente a mão - a sua estrutura, a sua forma e características (volumes, texturas, sombras/luz)
b) Tem que representá-la o mais realisticamente possível.
Observar os exemplos seguintes:
EXERCÍCIO4
Realizar um desenho no DIÁRIO GRÁFICO numa página A4, que possa ser utilizado como autocolante ou marcador de um livro sobre o TEMA: "DIREITOS HUMANOS - A AMIZADE - O RESPEITO - A FRATERNIDADE"
Observa atentamente os diferentes exemplos:
EXERCÍCIO5
Realizar um desenho no DIÁRIO GRÁFICO numa página A4, que possa ser utilizado como PINE sobre "DIA MUNDIAL DA SIDA" e o sub-tema «Prevenir para não morrer».
DESENHA NO MEIO DA FOLHA DO TEU DIÁRIO GRÁFICO UM QUADRADO DE 5CM E DENTRO DELE DESENHA UM DESENHO SIMPLES MAS GRAFICAMENTE APELATIVO sobe o tema proposto.
- Lembra-te que só podes usar as seguinte cores: - branco, preto, amarelo, vermelho e mais uma cor - o verde ou - o azul.
Observa atentamente os diferentes exemplos:
EXERCÍCIO6
Realizar um desenho "PARA UM POSTAL DE NATAL" no DIÁRIO GRÁFICO numa página A4, que possa ser DIGITALIZADO E PERSONALIZADO, isto é, COM UMA MENSAGEM ORIGINAL QUE TOQUE NO CORAÇÃO DE QUEM O VAI RECEBER!
OBSERVEM OS EXEMPLOS PARA VOS AJUDAR NA REALIZAÇÃO DESTA ACTIVIDADE.
Realizar um desenho no DIÁRIO GRÁFICO numa página A4, que possa ser utilizado como autocolante ou marcador de um livro sobre o TEMA: "DIREITOS HUMANOS - A AMIZADE - O RESPEITO - A FRATERNIDADE"
Observa atentamente os diferentes exemplos:
EXERCÍCIO5
Realizar um desenho no DIÁRIO GRÁFICO numa página A4, que possa ser utilizado como PINE sobre "DIA MUNDIAL DA SIDA" e o sub-tema «Prevenir para não morrer».
DESENHA NO MEIO DA FOLHA DO TEU DIÁRIO GRÁFICO UM QUADRADO DE 5CM E DENTRO DELE DESENHA UM DESENHO SIMPLES MAS GRAFICAMENTE APELATIVO sobe o tema proposto.
- Lembra-te que só podes usar as seguinte cores: - branco, preto, amarelo, vermelho e mais uma cor - o verde ou - o azul.
Observa atentamente os diferentes exemplos:
EXERCÍCIO6
Realizar um desenho "PARA UM POSTAL DE NATAL" no DIÁRIO GRÁFICO numa página A4, que possa ser DIGITALIZADO E PERSONALIZADO, isto é, COM UMA MENSAGEM ORIGINAL QUE TOQUE NO CORAÇÃO DE QUEM O VAI RECEBER!
OBSERVEM OS EXEMPLOS PARA VOS AJUDAR NA REALIZAÇÃO DESTA ACTIVIDADE.
Sem comentários:
Enviar um comentário